A entrega das propostas está marcada para 17 de janeiro de 2019. Os ganhadores do certame assinarão um contrato para gerir o espaço por 35 anos. Foto: Daniel Santos.

(Brasília, 4/12/2018) - A Agência de desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) iniciou ontem (3/12) o processo licitatório para estabelecer uma Parceria Público Privada (PPP) com o objetivo de profissionalizar a gestão do Autódromo Internacional de Brasília. O aviso de concorrência foi publicado no Diário Oficial do DF e o edital completo já pode ser conferido no site da empresa, pelo link https://goo.gl/wiV6jy.

A abertura dos envelopes está prevista para 17 de janeiro de 2019. A expectativa é de que o contrato seja assinado em fevereiro e o autódromo inicie as suas atividades em agosto do mesmo ano.

O projeto prevê a reforma da pista e das arquibancadas e a criação de um centro de excelência, o que vai permitir novas instalações multiuso e modulares voltadas para o desenvolvimento do esporte a motor, abrigando oficinas voltadas para alta performance e clubes e associações de automobilismo, por exemplo.

O investimento total previsto é de R$ 73,17 milhões. Desse montante, R$ 38,88 milhões corresponde às reformas do autódromo (pista e arquibancada). O restante, R$ 34,3 milhões, corresponde ao Centro de Excelência.

Do valor referente aos R$ 38,8 milhões, R$ 24,8 milhões corresponde a investimento privado. E o aporte público será de até R$ 14 milhões. A Terracap terá 1,5% da receita líquida dos tributos gerados pela operação.

O Autódromo será de responsabilidade do concessionário, que receberá pelo aluguel dos espaços ou conforme modelo de negócio a ser proposto junto aos promotores de eventos.

Com essas atualizações propostas, o Autódromo poderá ser homologado como FIA 3, capaz de receber eventos nacionais, regionais, corporativos, arrancadas, drifting, culturais e artísticos. A taxa de retorno real do projeto para o concessionário é de 10,55% ao ano. As atividades do Drive-in e do kartódromo serão preservadas.

O objetivo da parceria é reinserir Brasília no circuito do esporte a motor nacional e internacional, com o desenvolvimento de um calendário de grande apelo e visibilidade. A ideia é implantar o conceito de praça multieventos e multiuso, sem prejuízo à finalidade principal do autódromo.

Ascom/Terracap

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