Internet
MAPA DO SITE  |  HOME  |  PRINCIPAL  |  INSTITUCIONAL  |  PROJETOS  |  TRANSPARÊNCIA  |  SERVIÇOS   
 
MAPA DO SITE
Fale com a TERRACAP
HOME
Ambiental
HOME | 21/01/2011 - 16:01

LICITAÇÃO PÚBLICA - Terracap lança edital para adequação ambiental do Lago do Descoberto

 A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), consciente da importância da preservação ambiental para o Distrito Federal lançou neste mês de janeiro o projeto que vai recuperar e adequar as reservas biológica e florestal do Lago do Descoberto. O anúncio do edital da concorrência pública foi autorizado pelo presidente da Terracap, Marcelo Piancastelli, e divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal de 20 de janeiro de 2011.  De Acordo com Albatênio Granja, Gerente de Meio Ambiente da Terracap, a meta da empresa é fazer a recomposição das matas ciliares do Lago e do cerrado com a compensação ambiental. ’’Essa compensação ambiental será realizada, considerando que a cada árvore nativa derrubada 30 devem ser plantada, destacou Albatênio.

 O presidente da Comissão Permanente de Licitação da Terracap, Flávio Medeiros, explica que a realização da concorrência pública é técnica e preço no regime empreitada por preço global. A finalidade da licitação é contratação de empresa para fornecimento, plantio e manutenção de mudas de espécies nativas do cerrado e espécies em consórcio agroflorestal.

 O exemplo que vem reforçado da Terracap na compensação ao meio ambiente tem como objetivo a busca da conscientização de todos ao Plano Urbanístico e Territorial do DF. A largada a esse projeto sustentável foi recentemente iniciada pela Empresa com a formalização de um convênio com o Jardim Botânico com a produção de 100 mil mudas. O Setor Noroeste, por exemplo, considerado um bairro ecologicamente correto, vai receber 2 milhões de mudas em apenas quatro anos. Essas compensações ambiental e florestal suprirão possíveis perdas ocorridas no ecossistema da região.

 “A nossa gerência trabalha em prol do meio ambiente. Com esse projeto vamos dar maior proteção aos mananciais hídricos, recompondo as áreas de preservação permanente (Apps) dos diversos córregos que formam as bacias hidrográficas,” pontuou o gerente de Meio Ambiente, Albatênio Granja.

 A Lei Federal 4.771, de 1965, institui o Código Florestal. É ela quem estabelece a criação das (Apps) em terrenos cobertos ou não por vegetação nativa, para preservar os recursos hídricos, paisagem, biodiversidade, proteger o solo e a estabilidade geológica.

 O presidente da Comissão Permanente de Licitação esclarece que as “empresas interessadas em participar da concorrência pública devem entregar os documentos e propostas no subsolo da Terracap, sala 26, até às 10 horas do dia 15 de março.” O edital de licitação pode ser consultado na página da internet da Terracap e também está disponível em forma impressa, com o custo reprográfico de R$25,00 (vinte e cinco reais) na própria Terracap.

Mais informações pelo site www.terracap.df.gov.br ou pelos telefones: 3342.2371 – 3342.1628.

 





Imprimir