Durante o evento, Rodrigo Rollemberg fez um passeio para ver os resultados do trabalho. Fotos por: Anofre Sena e Daniel Santos

(Brasília, 12/01/2018) – Na manhã desta sexta-feira, 12/01, ocorreu no Parque Asa Delta a cerimônia de entrega da desobstrução da Orla do Lago Paranoá à população do Distrito Federal.  São 1,7 milhões de m² desobstruídos, sendo 1 milhão de m² no Lago Sul e cerca de 671 m² no Lago Norte. “O que estamos fazendo hoje é democratizar Brasília. É fazer com que a capital federal seja olhada com outros olhos pelo mundo e pelo Brasil, porque hoje colocamos os interesses da população, acima dos interesses individuais”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

Os trabalhos de liberação do local iniciaram em agosto de 2015 e encerraram em dezembro de 2017. Para Ana Cláudia Borges, Superintendente de Operações da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) é muito gratificante ver os resultados. “Estar nessa ação de desobstrução, liberando o acesso à orla a toda a comunidade foi excelente”.

Nos locais desobstruídos foram feitos plantios de árvores e construção de ciclovias com gramados. É importante ressaltar que durante o processo de desocupação, a Agefis teve apoio do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), de modo que, as intervenções na orla fossem feitas de forma consciente sem causar danos ao meio ambiente.

O evento contou com a presença de várias autoridades e órgãos do Governo que contribuíram para que tudo saísse como previsto, entre eles, a Terracap. Carlos Leal, Diretor Técnico da empresa, parabenizou todos os envolvidos e avaliou o papel da Terracap. “A empresa foi fundamental na definição de quais eram os limites de cada lote com o objetivo de não cometer nenhum erro de desobstruir o que era do lote e aquilo que era área pública ”.

No fim do evento, os funcionários que trabalharam durante a liberação da área receberam uma homenagem. Warley Handerson Naves Cardoso, assistente da Gerência de Fiscalização da Terracap (GEFIS) foi um dos homenageados e dedicou a todos os trabalhadores da empresa. “Estou aqui representando um grupo, pois não fazemos nada sozinho. Esse trabalho foi uma soma de pessoas. Essa homenagem é para a Terracap inteira e, principalmente, para a Fiscalização, ” reforçou Warley.