Invista em Brasília

Brasília é a Capital Federal da República Federativa do Brasil e também é a sede do Governo do Distrito Federal.

Inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília possui um dos acervos urbanísticos mais representativos do mundo e é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Estrategicamente localizada no centro do país, a cidade funciona como hub das grandes companhias aéreas, seu aeroporto serve de conexão para principais pontos nacionais e internacionais.

Brasília se destaca pela sua população jovem, com alto poder aquisitivo, e por apresentar um dos mais elevados níveis de qualidade de vida do Brasil. Encontra-se entre as cidades no mundo com maior número de representações diplomáticas, sendo famosa por recepcionar as mais importantes autoridades políticas, embaixadas e órgãos diplomáticos, promovendo grandes eventos e encontros.

Por tudo isso, Brasília pulsa no coração do Brasil como uma cidade moderna, cheia de vida e grandes oportunidades.

Fonte: observatorio.setur.df.gov.br (Fotografia de Bento Viana)

  • Localizada no Centro-Oeste do país, na região geográfica denominada Planalto Central, possui área de 5,8 mil km2;
  • 4ª cidade mais populosa e 7ª maior concentração do país, com população de 2,9 milhões de habitantes e 4,1 milhões em sua região metropolitana (IBGE 2014);
  • 2º maior PIB per capita em relação às capitais brasileiras e o 5º em comparação com as principais cidades da América Latina, no valor de R$ 64,7 mil (IBGE 2012);
  • Uma das 15 cidades do mundo com maior número de representações diplomáticas residentes, por hospedar 135 embaixadas estrangeiras residentes, além de 55 embaixadas não residentes e 43 organizações internacionais (MRE 2014);
  • O Aeroporto de Brasília é o 2º maior aeroporto em movimentação de passageiros e o 3º em movimentação internacional do país, com 18.1 milhões de usuários em 2014 (Aeroporto de Brasília).

  Para mais informações sobre Brasília, acesse:

O papel da Terracap no desenvolvimento do DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) é uma empresa pública da administração indireta do Distrito Federal, cujo capital social pertence ao DF (51%) e à União (49%).

Em 1972, a Terracap foi criada como a maior companhia imobiliária do país, quando herdou um patrimônio de 338.337 hectares de terras e a responsabilidade de administrar toda essa riqueza. A partir de 1997, passou a exercer a função de Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, por meio da proposição, operacionalização e implementação de programas e projetos de desenvolvimento econômico e social de interesse do Distrito Federal.

Essa função foi reafirmada em 2011, quando a Terracap passou a ser competente para estabelecer parcerias público-privadas, constituir sociedades de propósito específico e promover operações urbanas consorciadas para implementação e desenvolvimento de empreendimentos considerados estratégicos pelo Governo do Distrito Federal.

Muito mais que transformar terras em imóveis, a Terracap constitui-se hoje na grande parceira do governo local, para criação, realização, fomento e apoio a programas, ações e projetos que promovem o desenvolvimento econômico e social em todo Distrito Federal. Exemplos de grandes obras financiadas pela Terracap são: Ponte JK, Metrô, Estádio Nacional de Brasília, Feira da Torre, Rodoviária Interestadual, Torre Digital, Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além disso, a empresa apoia a cultura e o esporte por meio de patrocínio a eventos culturais e esportivos no DF, dentre eles a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016.

Ao longo de sua trajetória a Terracap vem trabalhando com responsabilidade e dedicação, valorizando seus clientes, colaboradores, parceiros, comunidade e meio ambiente o que a torna uma empresa em constante evolução. Assim, para se estabelecer como Agência de Desenvolvimento, a Terracap está buscando novas estratégias de negócios no formato de Parcerias nacionais e internacionais com a iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos que promovam o desenvolvimento do Distrito Federal.