Ocupando uma enorme área de 317,91 hectares, o Setor Bartolomeu 2 possui localização privilegiada, próximo à Ponte JK, ao Lago Sul e ao Setor Habitacional Jardim Botânico.

A destinação apresentada para a área envolve o uso misto, comércio, residência, shopping center e equipamentos públicos.

Existe na área um sítio arqueológico com relevância científica e patrimonial para o Distrito Federal, onde poderá ser trabalhado uma prospecção para o sítio e a criação de um parque.

A região do Setor Habitacional São Bartolomeu vem apresentando significativo desenvolvimento, sobretudo, com a proliferação de loteamentos urbanos informais que surgiram em substituição às antigas ocupações rurais.

Nesse contexto, este Setor tem por objetivo o ordenamento das ocupações existentes e o tratamento dos vazios de forma integrada às questões ambientais, proporcionando novas áreas destinadas à habitação e a equipamentos de comércio e de uso institucional, buscando suprir às carências da região.

Trata-se de uma área de grande potencial para o uso residencial, que vem sofrendo forte pressão por ocupações irregulares, devido ao seu posicionamento estratégico em relação ao Plano Piloto e Lago Sul, bem como pela facilidade de acesso ao núcleo central, sobretudo após a implantação da Ponte JK.