Javascript de carregamento do Framework Jquery

Livro será apresentado no Museu de Arte Moderna

O livro “Brasília: meio século da capital do Brasil” será apresentado na mostra de arte, arquitetura e modernismo para América Latina, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no próximo ano. A edição traz textos relatados dos tempos do Marquês de Pombal até os dias de hoje e fotos das modernas construções riscadas por Oscar Niemeyer.

A publicação comemorativa dos cinquenta e três anos resgata um trabalho de vários anos da Capital. As pesquisas, textos e fotos foram feitas por especialistas e técnicos da área de arquitetura e urbanismo do governo e da Universidade de Brasília (UnB), que participaram e ajudaram a contar a história de Brasília.

“Esses relatos são memórias importantes para que o carioca e o turista que visitam o Museu conheçam um pouco mais sobre a nossa Capital,” disse Jorge Francisconi, Diretor Técnico e de Fiscalização da Terracap; a Empresa apoiou a edição do livro entregue ao Curador norte americano.

A história é retratada por documentos, fotografias, depoimentos e boa parte da legislação de Brasília, com base nas escalas traçadas pelo urbanista Lúcio Costa.

A edição épica, atualizada, sobre a história de Brasília também foi tema de palestra do Curador do The Museum of Modern Art (Moma) de Nova York, Patricio del Real, aos estudantes, professores e profissionais liberais que compareceram à UnB, em agosto

A cronologia do livro está organizada em duas partes. A primeira - “O legado cultural de Brasília”, é a republicação de textos que envolveram a construção de Brasília e ações desenvolvidas para a proteção de seu conjunto urbanístico.

A segunda parte do livro traz fotos e artigos sobre o Plano Piloto de Brasília e textos relativos a temas diversificados com relatos das principais obras da Capital da República: Congresso Nacional, Catedral, os Ministérios, Itamaraty, Teatro Nacional e as modernas obras da Torre Digital e o Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha.

O livro foi entregue ao Diretor do Museu de Arte Moderna (MAR), Paulo Herkenhoff, para exposição e encontra-se também no acervo da Biblioteca Nacional de Brasília.

Assessoria de Comunicação – 05/09- Ascom - 3342.1815


Chat On-line