Terracap divulga estudos para Centro Comercial no Setor Noroeste
O Setor Habitacional Noroeste contém área especial destinada a abrigar um centro comercial. Estudos realizados pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap, por meio da Diretoria de Novos Negócios, revelam demanda de mercado e a vocação imobiliária do terreno correspondente, de 61,8 mil m², localizado às margens da via W7.
O empreendimento de vocação multiuso ofertará à população estrutura de shopping center, lajes corporativas e salas comerciais, com possibilidade de oferecimento de serviços de hotelaria. “Trata-se de uma enorme oportunidade de mercado”, nas palavras do presidente da Terracap, Izidio Santos.
Segundo as pesquisas realizadas, embora a atividade comercial do Noroeste apresente contínuo crescimento, não há espaço central de mercado e serviços. As projeções indicam uma população de cerca de 44 mil pessoas na região para os próximos anos, revelando expressivo modelo consumidor no futuro, com alto poder aquisitivo.
A análise da vocação imobiliária contemplou abordagem do contexto mercadológico, incluindo aspectos de localização e acesso, perfis demográfico e econômico e oferta dos segmentos de comércio. A proposta de serviços elaborada pela Terracap, em conjunto com a Urban Systems, empresa contratada para auxiliar na elaboração dos estudos, converge com as demandas de mercado.
A partir da identificação dos serviços potenciais, foram elaborados perfis arquitetônicos preliminares, prevendo a implantação e o estudo de massas. Os trabalhos priorizam o pedestre, a acessibilidade, o conforto climático e o paisagismo com utilização de espécies do cerrado, prevendo várias soluções, como praças internas, circulação suspensa, teto verde, rooftops, painéis fotovoltaicos e estacionamento subterrâneo. Os conceitos de arquitetura foram propostos com o intuito de promover espaços públicos de qualidade, em benefício da população. O projeto final será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, a partir da definição do licitante vencedor.
Os estudos preliminares também contemplaram a modelagem econômico-financeira de cenários potenciais para o centro comercial e consideraram a definição de premissas e conceitos financeiros para cada tipologia de empreendimento, bem como a análise de riscos e sensibilidade.
Com a divulgação deste trabalho, a Terracap dá início às reuniões com investidores interessados. “A proposta é que o próprio mercado contribua com a modelagem do negócio, para que seja lançado um edital de licitação aderente às expectativas do setor empresarial para esse tipo de negócio”, sintetiza a Diretora de Novos Negócios, Kaline Costa. A previsão é de que a licitação seja publicada no 1º semestre de 2021.
Informações complementares poderão ser obtidas por intermédio de mensagem dirigida ao seguinte endereço eletrônico:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os principais dados da pesquisa estão disponíveis abaixo: