Javascript de carregamento do Framework Jquery

Ação faz parte do programa ‘Terracap Cidadã’. Ao todo foram doados 200 livros

 

Foto por: Anofre Sena - Ascom/Terracap

(Brasília,12/11/2018) – Caminhando para seus 25 anos, a Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade recebeu, na manhã da última quinta-feira (8), a doação de cerca de 200 livros para compor o seu acervo.

A ação do programa Terracap Cidadã procurou instigar os funcionários da Terracap a fazer as doações, conscientizando-os sobre a importância de iniciativas que valorizem a cultura, e, consequentemente, a cidadania. Os livros forem recolhidos entre os dias 16 de outubro e 1º de novembro e depois levados para a biblioteca, que possui atualmente cerca de 14.900 pessoas cadastradas como leitores e um acervo com mais de 160 mil livros – todos frutos de doações de instituições e da própria comunidade.

Foto por: Anofre Sena - Ascom/Terracap

“Ainda sim, a procura por livros infanto-juvenil é enorme, sendo que o acervo desse tipo de literatura não acompanha a demanda. Por isso a importância dessa doação da Terracap”, conta a professora Vânia Mara, supervisora pedagógica da biblioteca.

Não há nenhuma verba da Secretaria de Educação destinada a compra de livros, o que reforça a importância das doações. As contribuições ainda se estendem para outras 30 instituições parceiras, entre elas, escolas, igrejas, núcleos socioeducativos, empresas de transporte público (projeto Cultura nos Ônibus), centros e restaurantes comunitários, além de muitas outras que recebem livros para formar ou compor suas bibliotecas. Além disso, a Biblioteca ainda desenvolve 40 projetos junto à comunidade, visando a valorização da cultura e, principalmente, da leitura.

O público diário varia de 300 a 400 pessoas, que se dividem nos vários ambientes da biblioteca, que possui desde espaços reservados a concurseiros até locais de convivência e trabalhos em grupo.

“Não segmentamos a biblioteca a públicos específicos, mas tentamos democratizá-la ao máximo, criando espaços para as mais diversas finalidades. Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade, dos mais novos ao mais idosos, da importância da leitura e do acesso ao livro”, conclui Vânia.

Para Maurício Araújo, estudante de direito e frequentador assíduo da biblioteca, o local tem um protagonismo enorme na cidade de Ceilândia. “Conheço estudantes que andam quilômetros para chegar até aqui. Tudo porque um dia os funcionários da biblioteca foram até suas escolas, e através de oficinas, como a de contação de histórias, mostraram a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e cívico de uma pessoa, por assim dizer. Sem contar os aulões ministrados aqui, que atendem a um público muito carente e com gosto pelo estudo. Não vejo nenhuma outra instituição presente na cidade com tantos projetos e proporcionando tanto impacto na vida das pessoas, como a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade”, conta.

Para a técnica administrativa da Terracap, Shenia Ladeira, o sentimento que fica é o de dever cumprido. “Fiquei surpresa por conhecer uma biblioteca com tantas atividades e projetos que englobam a comunidade. O número de visitações, por exemplo, é algo surpreendente e, com certeza, fruto de muito trabalho da equipe e de parcerias como a da Terracap, que cumpriu o seu dever, apoiando uma iniciativa tão importante”, afirma.

Depois de visitados os espaços da biblioteca e conhecer alguns dos projetos ali desenvolvidos, a equipe da Terracap se prontificou a continuar a parceria entre a empresa e a biblioteca. Programas como o Terracap Cidadã, com o envolvimento dos empregados da empresa, fazem da Terracap e seus colaboradores exemplos de boa conduta e de protagonismo social, principalmente no que se refere ao incentivo da cidadania.

Foto por: Anofre Sena - Ascom/Terracap

“Fica para os empregados a questão de ser cidadão. O pouquinho que podemos contribuir, seja com um livro seja ajudando uma outra pessoa da forma que for, nos faz muito bem, pois toda gentileza que fazemos para com a outra volta para nós”, conclui Shenia.

Doação de gibis

Com o sucesso dessa ação, a inciativa ganhou uma segunda fase.

Com a aproximação do vigésimo quinto aniversário da Biblioteca, pretende-se inaugurar, em comemoração à data, uma Gibiteca. Por esse motivo, desta vez, a arrecadação será de gibis.

Se você possui revistas em quadrinhos e deseja colaborar com inciativas que promovam a leitura, leve-as até a GEPES, no primeiro andar da sede da Terracap. Em breve, será feita uma nova visita à Biblioteca para doar os gibis arrecadados.

Se você ainda não conseguiu levar os livros que gostaria de doar, aproveite essa oportunidade.

Contamos com a sua doação.

 

Foto por: Anofre Sena - Ascom/Terracap

Ascom/Terracap

61-3342-2328/1137

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Chat On-line