A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sétimo edital de licitação de imóveis de 2019. São 99 lotes disponíveis para venda. O edital contempla oportunidades para quem quer morar bem, assim como projeções para a implantação de atividades econômicas diversas, que atendem do pequeno ao grande investidor. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar do processo licitatório. O documento está disponível para download no link: https://bit.ly/2LWTN7R 

Os interessados devem ficar atentos aos prazos: caução até dia 30 de julho e licitação em 31 de julho. As condições de pagamento são: a partir de 5% de caução, entrada (com abatimento da caução) e o restante em até 15 anos, a depender do imóvel escolhido.

Lenir Maria Gomes (55) comprou um terreno há pouco mais de dois anos, na licitação de Natal da Terracap, em 2016. O lote residencial fica no Guará. Ela adquiriu o imóvel com os olhos no futuro. Os filhos estão adultos e logo seguirão suas vidas. No momento, constrói a casa em que morará “pelo restante de sua vida”, segundo ela própria define. Para Lenir Maria, que é empresária, adquirir um imóvel junto à Terracap foi uma excelente escolha. “Sou empresária, vinda de Patos de Minas. Com o passar dos anos, aprendi a escolher boas opções de investimento em Brasília. E o lote que adquiri foi um deles”, diz.

Para construir de forma planejada a sonhada casa própria, como Lenir Maria, o Jardim Botânico – um dos mais nobres setores residenciais de Brasília – é uma opção. São seis terrenos unifamiliares, de 800 m² a 1,1 mil m², para quem deseja morar bem no DF. Ficam na Avenida das Paineiras e têm entradas iniciais a parir de R$ 20,7 mil. 

Investimento

As projeções para grandes incorporadoras também estão previstas no 7º edital. O nível de atividade da Indústria da Construção no DF cresceu 0,7 ponto percentual na passagem de abril para maio, o que mostra que o setor tem se recuperado. As expectativas do setor para os próximos seis meses também são positivas. Os empresários esperam ampliar a atividade (63,1 pontos), assim como empregar mais (61,3 pontos). Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção Civil do DF.

E para o investidor em busca de oportunidades com grande potencial de valorização, no Setor de Múltiplas Atividades Sul, por exemplo, há a oferta de um terreno de 10 mil m², com destinação para construir centro comercial, supermercado ou mesmo shopping center. Com localização privilegiada, próxima às principais vias de ligação entre a região sul do DF – EPIA Sul, EPNB e EPGU – e acessibilidade ao metrô e à rodoviária, a atividade implementada no endereço terá a garantia de grande tráfego de pessoas, e, consequentemente, alta demanda por comércio e serviços. 

Em Taguatinga, há cinco lotes sequenciais, sendo cada um de 550 m². São vendidos separadamente, mas o mesmo interessado pode oferecer lance para os terrenos e edificar, no local, atividades econômicas diversas, desde comércio e serviços até indústrias e empreendimentos institucionais. Trata-se das últimas unidades disponíveis na região administrativa, à 600 metros da Hélio Prates.

Já os empresários do ramo educacional do DF devem ficar atentos à projeção ofertada no Setor Habitacional São Bartolomeu. O lote fica ao lado dos condomínios Solar de Brasília e Ville de Montagne, atendendo àquela população com serviços de educação superior e complementar. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), divulgada em março deste ano, cerca de 32 mil pessoas residem no Jardim Botânico – consumidores diretos do empreendimento implantado no imóvel.

Oportunidades por todo o DF

Águas Claras, Brasília, Ceilândia, Gama, Guará, Taquari, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho são as demais regiões administrativas onde há lotes à venda neste mês pela Terracap. Endereços, metragens, valores e condições de pagamento podem ser conferidos no 7º edital de licitação de imóveis.

Como participar da licitação?

Alguns cuidados são necessários para participar da licitação.  Veja o passo a passo: 

  1. Leia atentamente o edital disponível no site da Terracap;
  2. Escolha o imóvel e faça uma visita no local;
  3. Preencha a proposta de compra – disponível no site da Terracap (http://comprasonline.terracap.df.gov.br/);
  4. Recolha a caução de 5% correspondente ao valor do lote, que funciona como garantia para habilitação na licitação;

Atenção: O valor deve ser recolhido em uma agência do BRB, mediante depósito identificado, transferência eletrônica (TED) ou pagamento de boleto expedido no site da Terracap, necessariamente em nome do próprio licitante ou pelo seu legítimo procurador até dia 30 de julho. A não apresentação da procuração implica em desclassificação automática do licitante. A licitação ocorrerá no dia subsequente (31/7);

  1. Entregue a proposta. Há duas opções de fazer isto: dirigir-se à Terracap e depositar o documento devidamente preenchido na urna da Comissão de Licitação, no dia 30 de julho, entre 9h e 10h, ou optar pela proposta on-line, anexando o comprovante de pagamento de caução. Neste caso, a proposta também deve ser enviada eletronicamente no mesmo dia e horário.

 Outras informações pelos telefones: (61) 3342-2013/3342-2525 ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para atendimento presencial, o edifício-sede da Terracap está localizado no Bloco “F”, Setor de Áreas Municipais (SAM) – atrás do anexo do Palácio do Buriti.

Suzana Leite
Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)