Javascript de carregamento do Framework Jquery

 

 FONTE: EMAP SOLAR

 

Praticamente toda a eletricidade consumida em Brasília não é gerada no Distrito Federal. A garantia de um fornecimento seguro de eletricidade é componente fundamental para o planejamento econômico regional.

Dessa forma, a TERRACAP - Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - inicia os trabalhos para a formatação de um modelo de negócio em parceria com a iniciativa privada visando a construção e manutenção de Usinas Solares Fotovoltaicas. A proposta inicial, consiste na construção e manutenção de uma usina de produção de energia elétrica por fonte solar de 10MW no Distrito Federal.

Nesse contexto, criar as condições necessárias para que a geração de energia solar possa ser disseminada no Distrito Federal tornará a região mais autônoma, resiliente às mudanças climáticas e contribuirá para a geração de empregos locais e de qualidade. No âmbito da energia solar fotovoltaica, sua aplicação na capital do país soa até como uma vocação natural, dada a elevada irradiação naturalmente disponível. A região central do Brasil é beneficiada quanto aos índices de irradiância solar. Estima-se que o recurso solar para o Centro Oeste é equivalente ao encontrado nas regiões Nordeste e Sudeste, sendo que uma das melhores irradiações do Centro-Oeste e do Brasil se encontra no Distrito Federal.

Ainda sobre a vantagem do território, é possível afirmar que no âmbito do nacional, que Brasília possui uma das maiores médias de irradiação solar anual, totalizando 5,28 kWh/m².ano, sendo isso uma grande vantagem para o projeto.

A solução tradicionalmente adotada pelo país, de crescimento hidrelétrico com complementação termelétrica, não mais atende às necessidades do Século XXI. Novas soluções são necessárias, com base em inovações e tecnologia, para que tanto a sociedade quanto o meio ambiente ganhem.

Em comparação às demais formas de geração de energia, as usinas solares têm como principais vantagens a facilidade e rapidez na construção, baixo custo com manutenção, vida útil de 25 a 30 anos e tecnologia limpa e sustentável.

São expectativas da Terracap em relação ao projeto da Usina Solar Fotovoltaica:

- Opção de geração de energia limpa e sustentável para o DF;

- Estruturação de um empreendimento financeiramente sustentável e atrativo para a Terracap e o GDF;

- Desenvolvimento econômico para o DF.

O Distrito Federal, como se vê, tem todas as condições de tornar-se um impulsionador da energia solar fotovoltaica. A Terracap acredita nesse potencial para transformar a oferta de energia no coração do país e ainda tornar a capital verdadeiramente sustentável energeticamente.


Chat On-line