Javascript de carregamento do Framework Jquery

A governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizou na manhã desta quinta-feira (6/5) a primeira telepresença utilizando a tecnologia 5G no Brasil. O feito ocorreu durante evento de inauguração da Sala de reuniões da Huawei no Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC. Na oportunidade, também foram inaugurados o centro de inovação do BRB e o centro de inovação do Detran-DF. A cidade digital fica entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.

Para o governador Ibaneis Rocha, esses projetos nascem com a cara e a vocação da cidade. “Esse é um projeto de Brasília, um projeto de cidade moderna e em desenvolvimento”, disse o chefe do Executivo local.

A telepresença é capaz de criar uma experiência única, entre pessoas que participam de uma reunião de videoconferência. Segundo o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick, trata-se de uma transmissão de altíssima qualidade, em alta resolução e definição, sem nenhum delay. E isso é uma das principais características de uma tecnologia 5: alta velocidade, com baixa latência, perfeita qualidade, sem nenhum problema técnico”, explicou.

O ambiente dedicado para realização de reuniões permite que imagens de tamanho natural, por meio de vídeo e áudio, crie uma solução com o conceito de todos no mesmo local, fazendo com que os participantes se sintam como se estivessem na mesma mesa, com pessoas em locais remotos.

Esta é a primeira sala de reuniões 5G da empresa chinesa no Brasil. Já o sinal da tecnologia móvel de quinta geração da Huawei está disponível no Parque Tecnológico de modo permanente desde julho de 2020. Este laboratório 5G no BioTIC tem por objetivo habilitar startups e empresas a desenvolverem aplicações que utilizam o que a tecnologia traz de melhor: alta velocidade e baixa latência, o que possibilita a criação de soluções para problemas existentes nas principais verticais econômicas do país.

Segundo o presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique, a infraestrutura 5G disponível no Parque Tecnológico de Brasília proporciona a realização de diversos testes que demonstram a potencialidade da tecnologia. “Um exemplo disso foi a telepresença do governador Ibaneis com o especialista da tecnologia 5G a Huawei, pois a principal diferença da internet 5G é o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede”, explica. O presidente do Parque salienta, ainda, que o 5G é a "porta de entrada" para os avanços como, por exemplo, na telemedicina com a realização de cirurgias a distância.

Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília 

 


Chat On-line