Javascript de carregamento do Framework Jquery

 

 

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) realizou, no início de novembro, uma ação voltada para equipe de fiscalização da Gerência de Fiscalização (Gefis) sobre a atuação preventiva dos riscos psicossociais. A iniciativa partiu do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e visa mapear e minimizar os fatores que podem contribuir para o adoecimento mental nos empregados.

O controle de riscos é uma realidade que integra as políticas de compliance de várias organizações públicas brasileiras. No conjunto de riscos a serem considerados, a compreensão e mensuração dos riscos psicossociais é ação realidade legal prevista na Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), recentemente, revisada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a assistente social do SESMT, Kelma Soares, a atividade contou com a participação dos 19 auxiliares de fiscalização que passaram a integrar o quadro funcional da empresa em 2022. Na oportunidade, foi aplicado instrumento de medida, para mensurar esse tipo específico de risco. “A equipe de fiscalização é o público-alvo da ação, tendo em vista a imperativa exposição a riscos ocupacionais desse grupo”, ressalta Kelma.

A assistente social reitera que o “encontro também foi uma oportunidade de refletir sobre as complexas dimensões do trabalho no mundo moderno e a sua relação com a saúde mental, além de abrir um espaço de fala sobre as dúvidas dessa equipe”.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estresse ocupacional pode conduzir a comportamentos danosos, como uso de substâncias psicoativas e consumo abusivo de álcool que, por sua vez, favorecem os distúrbios do sono e o excesso de peso. Por isso, é relevante que a empresa tente mensurar e controlar esses riscos para resguardar a saúde de seus colaboradores.

 

Assessoria de Comunicação Social
Carolina Spindola, sob supervisão de Suzana Leite
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Chat On-line