Javascript de carregamento do Framework Jquery

 

 

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) realizou, no início de novembro, uma ação voltada para equipe de fiscalização da Gerência de Fiscalização (Gefis) sobre a atuação preventiva dos riscos psicossociais. A iniciativa partiu do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e visa mapear e minimizar os fatores que podem contribuir para o adoecimento mental nos empregados.

O controle de riscos é uma realidade que integra as políticas de compliance de várias organizações públicas brasileiras. No conjunto de riscos a serem considerados, a compreensão e mensuração dos riscos psicossociais é ação realidade legal prevista na Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), recentemente, revisada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a assistente social do SESMT, Kelma Soares, a atividade contou com a participação dos 19 auxiliares de fiscalização que passaram a integrar o quadro funcional da empresa em 2022. Na oportunidade, foi aplicado instrumento de medida, para mensurar esse tipo específico de risco. “A equipe de fiscalização é o público-alvo da ação, tendo em vista a imperativa exposição a riscos ocupacionais desse grupo”, ressalta Kelma.

A assistente social reitera que o “encontro também foi uma oportunidade de refletir sobre as complexas dimensões do trabalho no mundo moderno e a sua relação com a saúde mental, além de abrir um espaço de fala sobre as dúvidas dessa equipe”.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estresse ocupacional pode conduzir a comportamentos danosos, como uso de substâncias psicoativas e consumo abusivo de álcool que, por sua vez, favorecem os distúrbios do sono e o excesso de peso. Por isso, é relevante que a empresa tente mensurar e controlar esses riscos para resguardar a saúde de seus colaboradores.

 

Assessoria de Comunicação Social
Carolina Spindola, sob supervisão de Suzana Leite
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
ascom@terracap.df.org.br

 


Chat On-line