Javascript de carregamento do Framework Jquery

 

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) foi homenageada, nessa segunda-feira (5), por ter alcançado 100% em todas as edições do Índice de Transparência Ativa (ITA).  A premiação é concedida anualmente pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) desde 2016. Outros seis órgãos públicos foram reconhecidos durante a cerimônia, realizada no gabinete da Controladoria.

A homenagem fez parte da programação da Semana de Combate à Corrupção da CGDF, que ocorre entre os dias 5 e 9 de dezembro.  

Segundo o presidente da Terracap, Izidio Santos, “estar entre as sete empresas do governo local que são reconhecidas pela CGDF é a certeza de realizar uma gestão pública transparente, permitindo à sociedade colaborar no controle dos serviços e ações da estatal”. Ele afirma que a Terracap é uma empresa que cumpre não só os requisitos mínimos da lei, mas uma série de outras informações que são colocadas à disposição do cidadão.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o diretor Técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, o chefe da Controladoria Interna, Luiz Cláudio de Freitas, a chefe da Ouvidoria, Cecília Magalhães, e a assessora da Controladoria Tatiana Salomão.

Para atingir a meta, a Terracap divulga periodicamente em seu portal informações de interesse coletivo, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, além de informações relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

A transparência dos atos públicos é fundamental para permitir o controle e fiscalização da gestão pública pelos cidadãos. A partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), o cidadão pode solicitar acesso a qualquer informação produzida ou custodiada pelo Estado, de acordo com os procedimentos e prazos previstos, desde que não tenha caráter sigiloso.

O Índice de Transparência Ativa (ITA)

O índice foi criado para fomentar, orientar e avaliar a divulgação de informações públicas nos sites dos órgãos do Governo do Distrito Federal. A partir de agora, o novo ITA incluirá tópicos de avaliação de transparência passiva, que é aquela quando o cidadão provoca o Governo solicitando informações ainda não publicadas.

Os demais órgãos reconhecidos pela CGDF foram: Casa Civil do DF (CACI), Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob), Companhia de Saneamento do DF (Caesb), Administração Regional de Samambaia e Administração Regional do Cruzeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Chat On-line