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A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) participou, nessa segunda-feira (25/03), do evento em comemoração ao Dia da Ouvidoria, realizado pela Controladoria Geral do DF (CGDF) e Ouvidora-Geral do Distrito Federal. Na ocasião, servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do GDF mostraram ações que resultaram em avanços para os cidadãos. O evento foi promovido no Teatro da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em Águas Claras.

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, afirmou que o evento é um momento de integração. “A gente acredita no formato de atuação em rede. E, hoje, nós movimentamos várias redes: a Rede Sigo/DF, a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouve), a Rede Nacional de Controle da Gestão Pública e a Rede Ouvir-DF, que está sendo retomada. Então, é um momento de reencontro, de trocas e de intercâmbio de boas práticas e de nos unirmos em um único propósito que é a melhoria da vida das pessoas”.

O chefe substituto da Ouvidoria da Terracap, Paulo Pereira, participou de uma roda de conversa, mediada por Cecília, com o tema “Conhecendo as boas práticas em Ouvidoria - concurso 2023”.

A Terracap é um dos órgãos ganhadores do 8º concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública de 2023. O objetivo da premiação foi estimular, reconhecer, fortalecer e premiar iniciativas feitas pelas ouvidorias seccionais que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF).

Durante a roda de conversa, Pereira explicou os principais pontos e benefícios colhidos pela Terracap com a implementação do Projeto “ACOMP – Acompanhamento dos Processos de Comercialização”.

O programa nasceu a partir de uma recomendação de governança de serviços feita pela Ouvidoria da Terracap à Gerência de Comercialização (Gecom), com vistas a reduzir o número de reclamações relacionadas a escrituras públicas, bem como em promover o aprimoramento de outros serviços aos clientes da Terracap.

Os indicadores de desempenho estratégicos da Ouvidoria mostram que, após o desenvolvimento e implementação do projeto, houve uma melhoria significativa nos números referentes ao processo de Comercialização. As reclamações sobre escritura caíram de 51% para menos de 3%. A queda é fruto da redução de 161 para 87 dias do prazo entre a licitação e a lavratura da escritura; e de 120 para 31 dias do prazo entre a lavratura e a assinatura da escritura.

Ainda segundo o chefe substituto da Ouvidoria, para alcançar o presente resultado, foram desenvolvidas ações como: Otimização do fluxo de todo processo eliminando gargalos; Criação de Novo procedimento para acompanhamento e gestão dos processos de comercialização; Definição de prazos para atuação das unidades envolvidas; Evolução e integração de sistemas; e realização de treinamento e reforço da equipe da Gecom.

A comemoração contou com a presença da ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza; do deputado distrital e ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Jorge Vianna; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Oliveira de Ávila; e do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.

 


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