Javascript de carregamento do Framework Jquery

 

As recentes cenas de alagamentos e enxurradas no início da Asa Norte em breve farão parte apenas do passado do brasiliense. As obras do Drenar DF - maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), passaram dos 70%. São mais de R$ 180 milhões de investimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

A obra segue em andamento mesmo no período de chuvas. Já são cerca de 5,5 km de túneis escavados, de um total de quase 8 km previstos. Além disso, 2,5 km foram concretadas - o interior dos túneis é revestido com uma camada de concreto de 10 cm de espessura, o que facilita o escoamento da água e adiciona mais uma camada de proteção para os anéis de aço corrugado que estruturam esses túneis.

A solução prevê a construção de ampla galeria de drenagem pluvial – complementar ao sistema já existente, que começa nas imediações do estádio e descerá à via L4 Norte, e depois ao Lago Paranoá. A nova galeria, em construção, passa paralela às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, chegando à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

Apenas os poços de visita estão ao alcance dos olhos da população. A escavação e estruturação da nova galeria subterrânea – entre 6 e 22 m de profundidade, é realizada com ferramentas manuais, com pás, picaretas e marteles hidráulicos. Desta forma, os transtornos são mínimos, sem desvios no trânsito e abertura de valas, por exemplo.

A obra foi dividida em cinco contratos, que iniciaram as escavações em datas diferentes. Juntos, empregam cerca de 200 trabalhadores nas frentes de serviço e cerca de 110 trabalhadores indiretos.

O projeto utiliza o método tunnel liner, em que o acesso à galeria é feito por intermédio dos poços de visita. A cada 46 cm de solo escavado, chapas de aço corrugado são montadas para sustentar o túnel aberto. As placas, com espessuras que variam de 2,2 mm a 6,5 mm, são parafusadas umas às outras conforme a escavação avança.

Bacia de detenção

Para receber as águas das chuvas captadas no início da Asa Norte, ao fim do percurso, está sendo construído um reservatório de qualificação de água pluvial no Setor de Embaixadas Norte, local visitado pelo grupo do Sinduscon-DF.

Implantado em uma área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, o reservatório terá dupla função. A bacia de detenção, munida de dissipadores de energia na sua entrada e um vertedor na saída, vai reduzir a velocidade da água que chega ao Paranoá. Além disso, a sujeira trazida pela chuva vai decantar no fundo da lagoa, resultando na melhoria da qualidade da água lançada no Lago.

A lagoa vai comportar até 96 mil m³ de água. Por estar dentro de um parque urbano, o acesso à bacia ficará protegido. O reservatório será totalmente cercado por alambrados de aço galvanizado com 2,40 m de altura.

Além da bacia de detenção, o Parque Internacional da Paz contará com ciclovia e diversificado projeto paisagístico. Serão mais de 200 árvores e arbustos plantados em uma área livre de 5 mil m², entre espécies para sombreamento, como magnólias do brejo, aroeiras vermelhas e copaíbas; e frutíferas, a exemplo da aceroleira, pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira.

Suzana Leite
Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Foto: Suzana Leite 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Chat On-line