Termina no dia 22 de abril o prazo para os moradores do trecho 3 de Vicente Pires entregarem a proposta de compra dos imóveis na Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O edital de repescagem contempla 617 famílias que, por algum motivo, perderam o prazo de regularização dos terrenos.

A casa de Marcelo Eduardo Guerra, de 38 anos, está entre os imóveis previstos no documento. Marcelo é paulista, nascido em Sorocaba (SP). Chegou a Brasília em 3 de abril de 1999, data jamais esquecida por ele e pela esposa, Maria Elisa. A capital federal era a cidade da esperança. Um lugar bom e próspero para morar.

A região administrativa de Samambaia foi a primeira opção de moradia. Mas foi no trecho 3 do Vicente Pires, a antiga Colônia Agrícola Samambaia, que Guerra encontrou o lugar para viver e para fincar raízes. Há mais de dez anos, quando adquiriu o imóvel, não havia sequer asfalto nas ruas. E mesmo diante de todos os desafios enfrentados por viver em uma região irregular, tem grande orgulho de dizer que foi ali, naquela casa, que criou os três filhos: Carlos Eduardo (18 anos), Yan Gustavo (7 anos) e Elis Maria (1 mês).

O lugar passou a fazer parte da história de Marcelo e é onde pretende permanecer. Só faltava um importante detalhe: a escritura definitiva para dizer que aquele pedaço de terra é seu. E é esta oportunidade que ele voltou a ter com o edital de repescagem publicado pela Terracap em março.

“Moro em um lar pensado por Deus para nós. Sou muito feliz aqui. Muito satisfeito com a qualidade de vida de ter um lugar pra morar, para chamar de meu”, disse Guerra. Ele não perdeu tempo. Já entregou todos os documentos na Terracap. Em breve, terá a escritura do imóvel em mãos, graças à nova oportunidade de regularização fundiária, via venda direta, concedida pela Agência, e o terreno de 400 m² passará a ser da família.

Serviço
Por meio da venda direta, os moradores que optarem pelo pagamento à vista terão 25% de desconto no valor de venda do imóvel. Entradas acima de 5% também darão ao comprador direito a descontos escalonados. Para os interessados em parcelar o financiamento dos lotes pela Terracap, o prazo máximo é de 240 meses.

Além disso, a resolução 255 da Terracap, prevê dedução da infraestrutura feita pelos moradores, bem como a valorização decorrente desta implantação, que pode variar de 42% a 48% do valor de mercado do imóvel.

Outra novidade é que pessoas que adquiriram seus imóveis em áreas irregulares após 22 de dezembro de 2016 poderão aderir ao programa de venda direta. “O único pré-requisito, neste caso, é que o imóvel já tenha sido edificado e ocupado até aquela data”, explica o diretor de e Comercialização, Júlio César Reis.

Novidade
Atualmente, instituições financeiras, como o BRB e a Poupex, oferecem linhas de crédito específicas para financiar imóveis oriundos da regularização fundiária. Assim, quem optar por tomar o recurso em uma dessas instituições, pagará a prazo para a banco, mas à vista e com 25% de desconto pela Terracap.

Como proceder?
Os moradores ocupantes dos imóveis identificados no Edital devem preencher formulário disponível no site da Terracap (www.terracap.df.gov.br) e anexar cópias de documentos pessoais – carteira de Identidade e CPF; cópia de comprovante da ocupação, como contas de água, energia, telefone; e cópia de documento que comprove a aquisição dos direitos do imóvel de terceiro.

As famílias que atenderem aos critérios estabelecidos na resolução 255 devem comparecer ao edifício-sede da Terracap para entregar os documentos originais e dar prosseguimento ao processo de aquisição do imóvel.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 3350-2222 ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para atendimento presencial, o edifício-sede da Terracap está localizado no Bloco “F”, Setor de Áreas Municipais (SAM) – atrás do anexo do Palácio do Buriti. A Agência está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Foto: Daniel Santos