Javascript de carregamento do Framework Jquery

Tomaram posse na terça-feira (16/7) os membros dos conselhos Administrativo e Fiscal da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para o biênio 2019-2021. O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, assumiu a presidência do Conselho Administrativo. Já o diretor de Administração e Finanças, Edward Johnson Abrantes, é novo membro do Conselho Fiscal.

Ambas as eleições, ocorridas na semana passada, na sede da Novacap, foram feitas pela Assembleia Geral da empresa pública. Os conselhos Administrativo e Fiscal são compostos por 11 e 5 membros efetivos, respectivamente, representantes dos acionistas: o Distrito Federal e a União.

“O nosso trabalho será apoiar o presidente Cândido Araújo, no tocante aos projetos que tragam melhorias e modernização da Novacap, uma empresa pública que faz e continua fazendo parte da bela história do Distrito Federal”, disse Leonardo Mundim na oportunidade.

Na criação de Brasília, a Terracap era um departamento imobiliário da Novacap e, com a consolidação do Distrito Federal, houve a necessidade de desmembramento das atividades imobiliárias. A Terracap foi criada ainda em 1972, mas os vínculos entre as empresas públicas permanecem. Elas executam, mediante contratação recíproca, várias obras no Distrito Federal, que vão de plantio de árvores a infraestrutura.

Na opinião de Mundim, “assumir a presidência do conselho permitirá que a relação entre as duas empresas fique ainda mais próxima e eficaz, permitindo incremento desta antiga parceria em prol da manutenção e desenvolvimento do DF”.  

Papel dos conselhos

O Conselho de Administração é o órgão normativo superior de orientação e controle da administração da Novacap. Cabe ao conselho dar diretrizes e normas às atividades da empresa, bem como promover os meios necessários à realização de seus objetivos. Entre as atividades do Consad estão: aprovar o plano estratégico; aprovar normas gerais; fazer cumprir leis e regulamentações; recomendar auditoria; aprovar o Regulamento de Licitações e Contratos; entre outros.

Vale ressaltar que o conselheiro de administração fica impedido de votar, em uma das empresas, qualquer matéria de interesse da outra.

Ao Conselho Fiscal, em suma, compete verificar os atos dos administradores e o cumprimento dos deveres legais e estatutários. A análise das demonstrações contábeis também fica a cargo deste conselho.

Composição do Conselho

Conselho de Administração

Membros: Candido Teles de Araujo; Lindemberg de Lima Bezerra; Aline Ribeiro Dantas de T. Soares; Francisco Araújo Filho; Leonardo Henrique Mundim M. de Oliveira, Carlos Augusto Lima Bezerra; Rita de Cássia O. D. de Albuquerque; Alexandre Araujo Mota; Izidio Santos Júnior; Osnei Okumoto e; Juliana Monici Souza Pinheiro.

Conselho Fiscal

Membros: Ezio de Luna Freire Junior; Espedito Henrique de S. Júnior; Sérgio Antunes Lemos; Dirceu Martins Batista Júnior e; Edward Johnson Gonçalves de Abrantes.

Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Foto: Divulgação/Novacap


Chat On-line