Javascript de carregamento do Framework Jquery

Pelo quarto ano consecutivo, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), responsável por acompanhar e fiscalizar o nível de transparência dos órgãos e entidades do Executivo, premiou a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) por cumprir a lei distrital de acesso à informação e alcançar 100% do Índice de Transparência Ativa. A cerimônia de premiação foi realizada no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a presença do governador em exercício, Paco Brito.

“Nosso plano de governo está sintonizado ao combate internacional da corrupção, nas ações e medidas de controle, detecção e repreensão às práticas corruptivas”, disse Paco, ao abrir o evento.  

Em 2016, primeiro ano da premiação, a Terracap esteve presente entre os cinco órgãos públicos que atingiram 100% do índice. Em 2017, foram 27 e, em 2018, esse número aumentou para 40. Neste ano, 54 entidades receberam a condecoração. 

Para atingir a meta, a Terracap divulga periodicamente em seu portal informações de interesse coletivo, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, além de informações relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

A transparência dos atos públicos é fundamental para permitir o controle e fiscalização da gestão pública pelos cidadãos. A partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), o cidadão pode solicitar acesso a qualquer informação produzida ou custodiada pelo Estado, de acordo com os procedimentos e prazos previstos, desde que não tenha caráter sigiloso.

Servidores da Terracap das áreas Controladoria, Ouvidoria e Atendimento ao Cliente estiveram presentes na ocasião para, juntos com o presidente Gilberto Occhi, receberem a premiação. “Pra nós, que fazemos a Terracap, é motivo de muito orgulho essa premiação.  A Terracap hoje é uma empresa que cumpre não só os requisitos mínimos da lei, mas uma série de outras informações que são colocadas à disposição do cidadão”, comemora Luiz Cláudio de Freitas, chefe da Controladoria Interna da Agência.

Para ter acesso às informações disponibilizadas ao cidadão pela Terracap, basta acessar: www.terracap.gov.br e clicar em “Acesso à Informação” localizado no menu principal do site.

Suzana Leite
Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
ascom@terracap.df.org.br