Javascript de carregamento do Framework Jquery

Brasília sedia até esta sexta-feira, 2 de agosto, a 17ª edição do Fórum Anual de Liderança em Infraestrutura da América Latina. O evento, uma iniciativa da empresa norte-amerciana de Infraestrutura CG/LA, tem por objetivo de identificar as melhores oportunidades de projetos para o crescimento do Brasil e da América Latina. O BioTIC – Parque Tecnológico de Brasília e a Nova Saída Norte, ambos projetos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foram apresentados à plateia de empresários presentes no Centro de Convenções do Brasil 21.

O diretor de Novos Negócios da Terracap, Sérgio Nogueira, participou do painel: A nova visão de Brasília – projetos estratégicos para crescimento de longo prazo. Na ocasião, Nogueira falou da Nova Saída Norte. O eixo viário está previsto no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal – PDTU/DF e tem por finalidade abarcar um sistema de transporte público coletivo em faixas exclusivas para ônibus, responsável por conectar a região de Sobradinho ao Plano Piloto, por intermédio da quarta ponte sobre o Lago Paranoá.

Paralelamente à solução de transporte multimodal, a implantação da via é pensada como uma solução de desenvolvimento urbano e econômico, ao possibilitar o acesso à nova vertente de ocupação da região norte do DF, com a implantação da segunda etapa do Setor Habitacional Taquari. 

“A Terracap estima que sejam criadas 200 unidades imobiliárias, em pagamento pela construção do sistema viário e da infraestrutura do bairro. Essas unidades poderão gerar um VGV [Valor Geral de Vendas] para o empreendedor na ordem de R$ 25 bilhões. Ou seja, é uma obra muito interessante para o Estado e para o setor privado”, antecipou o diretor.

Também na ocasião, o presidente da BioTIC S/A, subsidiária integral da Terracap, apresentou o projeto do Parque Tecnológico de Brasília. Trata-se de o principal polo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, que viabilizará a instalação de diversas empresas, além de instituições de pesquisa e centros de inovação.

“O Parque Tecnológico situa-se uma área privilegiada para quem quer investir em empresas de inovação e tecnologia”, comentou Dias. Ele convidou os presentes a conhecer pessoalmente o BioTIC, na sexta-feira, 2 de agosto, em uma visita guiada. “Nós iremos detalhar o fundo imobiliário, como serão feitos esses investimentos e como os senhores poderão lucrar sobre eles. Ressalto que é um dos oito projetos prioritários do GDF”, finalizou.

O painel A Nova Visão de Brasília contou, ainda, com a apresentação dos projetos: Gasoduto do Brasil Central, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho; Implantação de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na Via W3, pelo secretário de Estado de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; Sistema Produtor de Água Corumbá, pelo coordenador do Projeto na Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Antonio Luís Harada; Privatização da Companhia Energética de Brasília (CEB), pelo  diretor-presidente da CEB Holding, Edison Antônio Costa Britto Garcia; Privatização da Caesb, pelo presidente da Companhia, Carlos Augusto Lima Bezerra. Já o secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires, fez a moderação do painel.

O próximo Fórum de Liderança de Infraestrutura é o norte-americano, que será realizado em Washington, em outubro próximo.

Suzana Leite
Assessoria de Comunicação Social
Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Chat On-line