SAM - Bloco "F" Edifício Sede - 2º andar - Brasília - DF - CEP 70.620.000

Perfil

Natural de Patos de Minas (MG), Izidio Santos Junior é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (Uniube). Entre as principais experiências profissionais, destacam-se o trabalho nas construtoras Santa Tereza, de 1989 a 1992; e Emplavi, de 1992 a 1998. Em 1998, fundou a construtora Barsan Engenharia.

O trabalho desenvolvido em importantes entidades da construção civil também representa um marco em sua trajetória profissional. Atuou no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) desde 2003, quando fez parte do Sinduscon Jovem. Anos depois, compôs a diretoria da Casa no cargo de vice-presidente por dois mandatos consecutivos.

Também assumiu diferentes funções no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) desde 2005. Em 2009, tomou posse como presidente da entidade, permanecendo no cargo por dois mandatos consecutivos.

Izidio foi conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF). Já na Federação das Indústrias do DF (Fibra), compôs o quadro de diretores de 2014 a 2018.

Em 2019, passou a fazer parte do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal, momento em que assumiu a Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura. Na pasta, esteve à frente de projetos importantes para a cidade, tais como: obras de infraestrutura no Setor Habitacional Vicente Pires, Sol Nascente e Bernardo Sayão; Praça da Juventude do Itapoã; eficientização da iluminação pública de diversas cidades do DF; alargamento do viaduto da EPTG/EPCT; revitalização da W3.

É o atual presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), tendo assumido a função em 27 de dezembro de 2019.

Atualizado em 04/2024

Izidio Santos Junior